terça-feira, 24 de maio de 2011

CHÁ DE BEBÊ - BRINCADEIRAS

Normalmente, em um chá de bebê, convidamos pessoas de diferentes grupos, que não se conhecem. Assim, para quebrar o gelo, solicite a ajuda de uma pessoa de confiança para organizar algumas brincadeiras e integrar o grupo.

Adivinhação
A brincadeira mais comum é a da adivinhação, na qual a futura mamãe apalpa cada presente e tenta adivinhar o que é. Se ela erra, paga um castigo, que pode ser imitar uma pessoa, um animal, cantar uma música, ter a barriga pintada de batom, etc. Mas, se acertar, quem paga o castigo foi quem deu o presente.
Note, apenas, que nem toda gestante gosta deste tipo de brincadeira.

Cápsula do tempo
Preparativos: um recipiente vedado enfeitado ou um cofrinho
Participantes: todos os convidados
Como brincar: pedir aos convidados para descreverem como acham que será o bebê, física e emocionalmente, e que escrevam uma mensagem, que será lida no aniversário de  10 anos. Após recolher todos os papéis, coloque-os no recipiente, que será uma espécie de cápsula do tempo, que somente será aberta no futuro.

Bebês de balões 
Preparativos: 2 balões, sendo 1 para cada equipe, papel, tesouras, marcadores, fitas coloridas, cola, etc.
Como brincar: dividir os convidados em equipes para criarem o seu bebê no balão. A melhor equipe deverá receber algum prêmio e os balões poderão ser utilizados na decoração. 

Quem é este bebê lindo?
Preparativos: peça que cada convidado lhe envie, com antecedência, uma foto de quando era criança. Depois de receber as fotos, numere-as e faça uma folha de respostas, indicando quem é o bebê de cada foto. Faça crachás com os nomes das pessoas, caso os convidados não se conheçam muito bem. Fixe as fotos numeradas em um quadro ou lousa. 
Como brincar: distribua uma caneta e uma folha de papel para cada convidado e peça para que tentem adivinhar a quem pertence cada foto e a anotar os nomes na folha de resposta. Depois que todos tiverem terminado, comece a retirar uma foto por vez e pergunte: Quem é este bebê lindo? O dono da foto deve se identificar, dizendo seu nome em voz alta. Ganhará o convidado com o maior número de respostas corretas.
O mesmo pode ser feito com fotos de artistas famosos quando crianças.

Corrida das fraldas
Preparativos: pegar 2 bonecas do mesmo tamanho e 2 fraldas de pano ou descartáveis.
Como brincar: selecionar 2 convidados e pedir para que troquem a fralda do bebê. Vence quem trocar a fralda primeiro.

Primeiros socorros
Preparativos: pegar bonecas/bichos de pelúcia de tamanhos iguais conforme o número de participantes.
Como brincar: Você entrega uma boneca/bicho de pelúcia para cada participante. Então, lê, em voz alta que algo aconteceu com o bebê (por exemplo, colocou no ouvido um feijão, está com hemorragia no nariz, etc) e pede para que o participante faça os procedimentos de primeiros socorros. Esta é uma brincadeira muito educativa, principalmente, para a futura mamãe que, ao ter que selecionar, acabará sabendo um pouco mais sobre o que fazer em caso de acidente.
Observe-se, no entanto, que alguns não gostam desta brincadeira por associar acidentes ao futuro bebê.

Mamães e papais famosos
Preparativos: procurar na internet e imprimir fotos de pais e mães famosos e seus filhos.
Como brincar: separe as fotos dos filhos e dos pais. Se possível, imprima 2 cópias de cada e divida em 2 equipes. Entregue as fotos das crianças e dos pais e peça que os convidados adivinhem quem é o pai de cada criança. Ganha a equipe que acertar o maior número de fotos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário