segunda-feira, 15 de julho de 2013

FESTA CORUJINHA (CORUJAS FOFAS)

As corujinhas parecem ter entrado com tudo este ano. Geralmente, na cor rosa ou lilás, elas estão presentes na decoração e nas festas




 



















Olha que fofos estes cake pops






Cupcake original



Sugestões de convites:












Modelo de convite para imprimir (basta imprimir em um papel mais grosso).
Clique aqui para o imprimir
Agora, se você estiver sem tempo para ficar recortando papéis, encontrei este convitinho fofo, na loja Tozaki. O pacote, com 8 unidades, custa R$5,45(há na cor azul também):

http://www.tozaki.com.br/tozakifestas/produto/5486/convite+corujinha+rosa+08un+-+ultrafest


Bolos:









Encontrei em um site legal dicas de como fazer as corujinhas com pasta americana

http://paraquemgostadebolo.blogspot.com.br/2013/06/bolo-de-coruja.html

Salgados:





Lembrancinhas:



Marcador de página de corujinha:


Para quem curte fazer corujinhas de tecido ou feltro, encontrei um site com vários moldes. Clique aqui








http://www.homelife.com.au/homes/food/how+to+sew+a+baby+felt+owl,5648

Nas buscas pela internet, encontrei uma apostila que ensina fazer corujinhas de feltro. O melhor de tudo: você pode a baixar, gratuitamente, pela internet aqui





BOAS COMPRAS

A loja Tozaki está com uma coleção fofa de descartáveis de corujinhas. Postei acima o convite de corujinha. Todos os descartáveis da loja, no modelo corujinha, são vendidos nas cores azul ou rosa.

A embalagem com 8 pratinhos custa R$4,79:

http://www.tozaki.com.br/tozakifestas/produto/5485/prato+corujinha+rosa+08un+-+ultrafest

O pacote com 40 forminhas para doces custa R$5,79:

http://www.tozaki.com.br/tozakifestas/produto/5482/porta+forminha+corujinha+rosa+40un+-+ultrafest

A embalagem com 8 cachepots custa R$7,65 e ficariam uma graça como lembrancinha ou decoração.

http://www.tozaki.com.br/tozakifestas/produto/5484/cachepot+corujinha+rosa+08un+-+ultrafest

A embalagem com 8 maletinhas para surpresinhas custa R$12,79.

http://www.tozaki.com.br/tozakifestas/produto/5483/maleta+surpresa+corujinha+rosa
No site do Magazine 25  há outros descartáveis da coleção corujinhas, com preços um pouco mais elevados em relação à loja Tozaki.
A embalagem com 8 caixinhas para cupcakes custa R$16,45:

http://www.magazine25.com.br/magazine25/interface/product.asp?departamento=embalagens-para-cupcake&produto=caixa-para-cupcake-corujinha-rosa---08-unidades&dept_id=262375&pf_id=AF41232


Um pouco caro, mais fofo, é o conjunto com 4 botões de corujinhas por R$4,68:

http://www.aslan.com.br/scripts/produto/armarinho_aviamento.asp?BOTÕES=Botao Coruja&idProduto=9338&stCodCatProduto=05&stCodSubCatProduto=06

Kit com 2 cortadores no formato de corujinha por R$9,90.

http://www.barradoce.com.br/cat/procure_produtos/2835.html
A Festcolor possui uma coleção de descartáveis de corujinhas com tons mais fortes e coloridos. Encontrei vários artigos desta marca na loja A25decorfestas e na festabox mas, na primeira loja, os preços estavam mais baixos. Nunca comprei em nenhuma destas duas 2 lojas. Assim, se tiverem problemas, por favor me avisem.

A embalagem com 8 copos descartáveis custa R$6,70:

http://www.a25decorfestas.com.br/copo-de-papel-descartavel-coruja-festcolor-08-unidades.html

 
 
 

O pacote com 8 unidades de convites custa R$3,99:

http://www.a25decorfestas.com.br/convite-de-aniversario-coruja-festcolor-08-unidades.html

Pratinhos descartáveis - 8 unidades por R$9,95:

http://www.a25decorfestas.com.br/prato-descartavel-coruja-festcolor-08-unidades.html

Forminha para doces: 40 unidades por R$6,95:

http://www.a25decorfestas.com.br/porta-forminha-coruja-festcolor-40-unidades.html

A vela plana custa R$13,65:



http://www.a25decorfestas.com.br/vela-plana-coruja-festcolor.html


Esta loja, a25decorfestas, possui vários itens desta coleção das corujinhas tanto na loja física quanto na virtual. Vale a pena dar uma olhada em todos os produtos.



Para não ser tão repetitiva, entre nos meus posts sobre festa rosa com poá marrom e rosa com branco para mais dicas de compras e flores que combinam com a decoração de corujinha.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

FESTA GALINHA PINTADINHA

Recentemente, encontrei um site super completo sobre festa com o tema Galinha Pintadinha. Trata-se do website www.festagalinhapintadinha.
Muitas idéias aqui postadas serão deste site.
A única coisa que senti falta foi saber onde adquirir os itens para fazer a festa.
Assim, esta página será um pequeno complemento ao website Festa Galinha Pintadinha.
O legal de uma festa da Galinha Pintadinha é que ela pode ser bem colorida, já que você poderá incorporar seus famosos amigos: Pintinho Amarelinho, Galo Carijó, Borboletinha, Baratinha, Sapo Cururu, Coelhinho, etc.
Para não ficar repetitiva, por favor, dê uma olhada no post sobre Fazendinha e Azul claro com branco


















Festa realizada pelo Atelier das festas (http://www.atelierdefestas.com/2012/12/festa-da-galinha-pintadinha-ii.html)
























BOAS COMPRAS

Os docinhos da Zuly Doces são uma delícia. O único problema é que você terá que desconsiderar a quantidade de 5 docinhos por pessoa pois eles são tão lindos e gostosos que todos os convidados irão comer, no mínimo, o dobro. Sempre que compro estes docinhos, eles são o comentário da festa.


http://www.zulydoces.com.br/fotos-bichinhos_4.html?frm_data1=1&frm_data1_type=large


Embalagem com 16 unidades de bolinha de sabão por R$35,95, na loja Tozaki.

www.tozaki.com.br/tozakifestas/produto/4833/bolha+de+sabao+galinha+pintadinha+-+16un


A embalagem com 50 forminhas em cartolina custa R$7,20.

http://www.armarinhosantacecilia.com.br/octopus/?sid=64&m=B&cm1=2&cm2=1&cm3=100&mi=DTL&cg=6102


A embalagem com 40 forminhas de papel crepom custa R$9,60.

http://www.armarinhosantacecilia.com.br/octopus/?sid=64&m=B&cm1=2&cm2=1&cm3=19&mi=DTL&cg=113

http://www.armarinhosantacecilia.com.br/octopus/?sid=64&m=B&cm1=2&cm2=1&cm3=19&mi=DTL&cg=109
O pacote com 25 balões custa R$23,29 e há, também, na cor amarela com bolinhas brancas.

http://www.magazine25.com.br/magazine25/interface/product.asp?&departamento=galinha-pintadinha&produto=balao-bolinha-pintadinha-azul-n-10-%2825cm%29---25-unidades&dept_id=26244&pf_id=39418AZ
Caixa de ovos para fazer lembrancinhas ou servir os doces, custa R$1,99 a unidade
http://www.magazine25.com.br/magazine25/interface/product.asp?&departamento=galinha-pintadinha&produto=caixa-de-ovos-para-lembrancinha&dept_id=26244&pf_id=AF39382

Embalagem com 36 forminhas para doces custa R$4,75.
http://www.magazine25.com.br/magazine25/interface/product.asp?&departamento=galinha-pintadinha&produto=forminha-porta-docinhos-petit-poa-azul-escuro---36-unidades&dept_id=26244&pf_id=41808AZE


Que tal colocar grama sintética na mesa no lugar da toalha? No Armarinho Santa Cecília, o produto, em junho de 2013, está em falta.

http://www.armarinhosantacecilia.com.br/grama-artificial-campestre----24-x-24-cm/GAC/64/2273/&cm1=5&cm2=61&cm3=69&m=B&-artesanato-cm1-5&-flores-secas-%26-cia.-cm2-61&-Grama%20e%20Argila-cm3-69

quinta-feira, 4 de julho de 2013

FÉRIAS - PASSEIOS 2 (JULHO DE 2013)

- Instituto Butantan

Endereço: Av. Vital Brasil, 1500
Horário de funcionamento: de 3a.f à domingo, das 9:00h às 16:00h, sendo que a bilheteria fecha às 15:45h.
Ingresso: pagamento somente em dinheiro - adulto R$6,00, criança R$2,50 e acima de 60 anos de idade é isento.
Estacionamento: gratuito - pode-se estacionar nas ruas dentro do Instituto. O estacionamento é bem tranquilo.
Lanchonete: não há nem restaurante nem lanchonete no local.
Trata-se de um delicioso passeio para ser feito em um dia de sol. As ruas arborizadas tornam o Instituto Butantan um programão, principalmente, para quem tem filhos que não se assustam com cobras, aranhas, escorpiões, etc.
Meus filhos adoram ver os animais.
Neste mesmo espaço há, ainda, o Museu de Microbiologia (com atividades para os pequenos e cineminha), Museu histórico e Museu Emílio Ribas. É interessante mostrar para as crianças como são feitas as vacinas, extraído o soro e como isso ocorria no passado.
Agora nas férias há uma programação especial, com atividades gratuitas para as crianças, mediante a retirada de senhas:
Há contação de histórias, explicação sobre o que são os micróbios, criação de animais em origami, etc




- Anime Friends ("Comic Con" brasileira) 

Datas: 11, 12, 13, 14, 18, 19, 20 e 21 de julho de 2013. 
Local: Campo de Marte, na Av. Santos Dumont, 2241, Santana - SP
Ingressos: menores de 5 anos e maiores de 60 anos - gratuito mediante a apresentação de documento com foto. Menores de 12 anos terão que estar acompanhados dos pais ou com carta de autorização dos pais.
O valor dos demais ingresso depende do dia de visitação, variando de R$25,00 a R$35,00. Não é mais possível fazer a compra do ingresso online. Se quiser obter desconto, terá que comprar o ingresso, antecipadamente, nos locais determinados no site oficial do evento.
Estou aguardando a resposta dos organizadores sobre o horário de entrada e fechamento, sobre o estacionamento e praça de alimentação durante o evento.
Apesar de estar em sua 10a. edição, nunca fui a este evento. Porém, meu filho de 11 anos é maluco por quadrinhos, jogos eletrônicos e star wars. Por isso, pretendo comparecer no dia 13/07. Parece ser um bom programa para geeks (como a minha família) e admiradores da cultura oriental.



- Zoológico de São Paulo
Está um dia bonito e você está com vontade de se exercitar? Que tal dar um pulo ao zoológico de SP?  
Endereço: Av. Miguel Estéfano, 4241, Água funda - SP
Há estacionamento em frente ao zôo e custa R$12,00 para carros.
Para metrô e ônibus acesse aqui
Horário: de 3a.f a domingo, das 9:00 às 17:00h (bilheteria fecha às 16:30h)
Ingressos:
  • Adultos ou crianças acima de 12 anos -  R$ 18,00
  • Crianças de 5 a 12 anos - R$ 7,00
  • Crianças até 4 anos - Gratuito
  • Pessoas com deficiências - Gratuito
  • Idosos (Superior a 60 anos), estudantes e professores da Rede Pública Estadual e das Redes Municipais de Ensino - R$ 9,00 (meia entrada)
Algo que achei interessante é a possibilidade de integração da visita ao zôo com transporte desde o metrô Jabaquara. Mas confirme antes pois, atualmente, o link sobre maiores informações está desativado.
Bilheteria ZOOTUR ( Ingresso + Transporte )(Metrô Jabaquara/Zôo/Metrô Jabaquara)
  • Adultos ou crianças acima de 12 anos  - R$ 22,90
  • Crianças de 5 até 12 anos - R$ 11,90
  • Crianças até 4 anos - Gratuito
  • Pessoas com deficiências - Gratuito
  • Idosos (Superior a 60 anos)   -  R$  9,00
  • Estudantes e professores da Rede Pública Estadual e das Redes Municipais de Ensino -  R$ 13,90
O "problema" do zoológico de SP para os pais é que ele é muito grande e um pouco confuso para ser percorrido. Assim, crianças pequenas ficam bem cansadas. 
A lanchonete é ruim, então, leve lanches reforçados. Os banheiros estavam uma lástima da última vez que fui.

- SABINA ESCOLA PARQUE DO CONHECIMENTO (SANTO ANDRÉ)

A Sabina está localizada na Rua Juquiá, s/nº, bairro Paraíso (entrada na altura do nº 135), em Santo André, ao lado do Parque Central e próximo ao Hospital Mario Covas.
Horários de Funcionamento:
De terça a sexta-feira, o atendimento, das 8h30 às 16h30, é exclusivo para escolas públicas e particulares, através de agendamento prévio. 

Aos sábados, domingos, feriados e durante as férias escolares, das 12h às 18h, com fechamento da bilheteria às 16h (observe que ele abre bem tarde, às 12h)
Ingressos – Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$10, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos.
Se quiser ir ao planetário, o ingresso normal custa R$15,00.
Informações pelo telefone 4422 2001.
Há estacionamento gratuito no local.

NÃO HÁ LANCHONETE no Sabina. Acho que havia uma no passado mas foi fechada e restaram, apenas, mesas onde é possível fazer picnic em local coberto. Leve lanche de casa pois, nas imediações, há uma padaria horrorosa e um Habib´s caro (tendo em vista a qualidade) e muito, muito ruim (paguei R$11,00 por um x-salada com gosto de papelão).
É uma miniatura do catavento, com muitas atrações semelhantes.
Há um pinguinário, uma plataforma que simula terremoto e furacões (mais fraquinha do que a existente no Estação Ciência - que está em reforma), um simulador aquático e o planetário.
Foi um passeio agradável porque estava em boa companhia mas não é o meu parque favorito. Sou mega chata em relação à informações corretas quando se trata de parques ou centros educativos.
No Sabina, apesar de atenciosos, os monitores não possuem conhecimento aprofundado sobre os temas que apresentam. Por exemplo, o rapaz que nos demonstrou a atração da plataforma do terremoto explicou que, o maior já registrado no mundo, teve a magnitude de 13 pontos. Porém, como já havia recebido a informação correta na estação Ciência, eu sabia que o maior terremoto já registrado foi na magnitude de 9,5 no Chile.
Enfim, depois que me passam alguma informação errada, passo a duvidar das demais...
Aliás, no quesito informações corretas, o melhor de todos é o Estação Ciências onde os monitores, normalmente, são alunos universitários das matérias que estão explicando. Pena que está fechado nestas férias...
Planetário - o equipamento é bom mas não é bem utilizado. Fui à sessão para os pequenos (domingo, às 13:00h) e achei fraquinho, deu um pouco de sono.
Logo que entrar, vire à esquerda para pegar as senhas para participar do simulador de terremoto e, depois, vá para a direita, passe pelos dinossauros e pegue as senhas para um simulador sobre peixes.
Não havia trocadores para crianças pequenas nos banheiros onde fui. Mas como há rampas em todos os acessos. Assim, carrinhos de bebês e cadeiras de rodas não enfrentam maiores problemas no parque. Só não é possível ir aos simuladores com cadeira de rodas, pois há uma escada estreita para a sua entrada.
Se você, como eu, já levou seu filho a todos os lugares, vale uma visita ao Sabina mas não se esqueça do lanche e pegar as senhas ... 




- SESC POMPÉIA (EXPOSIÇÃO MAIS DE MIL BRINQUEDOS PARA A CRIANÇA BRASILEIRA)
Endereço: Rua Clélia, 96, Água Branca
Data da exposição: 09/07/13 a 02/02/14
Horário: de 3a.feira a domingo e feriados, das 10:00h às 19:00h
Preço: gratuito
Estacionamento: não há
Como já fui algumas vezes ao teatro do SESC Santo Amaro e adorei, hoje fui ao SESC Pompéia, para ver uma exposição de brinquedos. No cartaz há a informação de que são mais de 6mil brinquedos em 2.000m2 de exposição.
A idéia parecia excelente mas a sua execução...
Começa com o fato de que não há estacionamento no local. Detesto locais sem estacionamento. Solução: há um supermercado SONDA em frente ao SESC e, depois de uma quadra de distância, há o Shopping Bourbon. Estacionei no Shopping Bourbon e fui à pé ao SESC.
Trata-se do prédio de uma antiga fábrica que foi conservado. O local é bem grande, estava lotado, não havia ar condicionado. 
Pontos positivos da exposição: gostei da ver uma mini boneca grega do século 5 A.C; da demonstração de como é a linha de montagem de uma fábrica de brinquedos e ver um Game Boy partido em pedaços mas ainda funcionando.
Ponto negativo: não há sinalização explicando qualquer coisa sobre os brinquedos. Assim, você circula pelos corredores sem aprender ou conhecer nada sobre os brinquedos. 
Há um restaurante, muito lotado, com filas enormes que não consegui entrar. Havia barraquinhas com sanduíches, um bar e uma choperia mas nada me convenceu a escolher algo. Resolvi comer no Shopping Bourbon, onde havia estacionado o carro.
Honestamente, não recomendo esta exposição por não con ter informações sobre os brinquedos apresentados. Vi tudo em menos de 1 hora.




- TEMPLO BUDISTA ZU LAI

Endereço: Estrada Municipal Fernando Nobre, 1461. CEP 06705-490. Cotia – São Paulo – Brasil
                 Tel: 55 (11) 4612-2895 - Fax: 55 (11) 4702-5230

Horário de funcionamento:

De terça feira à sexta feira                    Das 12h às 17h
Sábados, domingos e feriados               Das 9h30 às 17h
Segundas-feiras                                     Fechado (Mesmo se feriado)

Serviços:
Cafeteria: De terça a sexta das 12h às 17 e sábados, domingos e feriados das 10h às 17h. Oferece Yaksoba, lanches e salgados vegetarianos, doces, café, chá (sempre tomo o de jasmim), sucos e água. Na cafeteria vendem vários tipos de pães caseiros.
Lojinha (Artigos e livros budistas) - não me recordo se estão aceitando cartão de crédito.... No início não aceitavam.
Telefones públicos - Na entrada do Refeitório.
Elevador  - Acesso pelo Pátio de Manobras).
Playground - Ao lado do Refeitório
Refeitório - Aberto só aos sábados, domingos e feriados das 12h às 14h30. Serve comida vegetariana
Estacionamento - gratuito

É  o maior templo budista da América do Sul e eu adoro o visitar. Há vagas gratuitas de estacionamento (na entrada, basta dar o nome e o número do documento de identidade ao segurança) e acesso para deficientes físicos cadeirantes e carrinhos de bebê.
Há vários banheiros no local mas não me recordo de encontrar trocador de fraldas em nenhum deles.
É um lugar lindo e pouco conhecido, pertinho de São Paulo.
Não é possível fazer picnic mas há restaurante e cafeteria, com bebedouros espalhados próximos aos banheiros. 
Sempre fui muito bem recebida neste local. O atendimento sempre foi realizado de forma gentil e educada. Da última vez que fui ao Templo, fui recebida por uma senhorita muito simpática que estava limpando o pequeno museu que possuem. Mesmo não havendo visitas monitoradas, ela se apresentou como sendo estudante da faculdade budista e se ofereceu para nos mostrar o museu. Ela passou quase 1 horas nos explicando sobre as peças do museu, a história de Buda e do Templo. Uma simpatia.
Foi no templo que vi, pela primeira vez, uma flor de lótus e aproveitei para jogar moedinhas na fonte.
Depois de visitar o templo, vá ao lago admirar os jardins, as carpas e as tartarugas que lá circulam.
Considero este um passeio imperdível, por ser um lugar maravilhoso, de fácil acesso, com uma ótima infra estrutura, normalmente vazio (fuja das comemorações pois fica muito lotado) e que, ao final, lhe dá uma paz... Já levei diversas pessoas ao templo e todas, sem exceção, amaram o lugar.










- UM DIA NO BAIRRO DA LIBERDADE (SP)

MUSEU HISTÓRICO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL

Endereço:
Rua São Joaquim, 381 - Liberdade
01508-900 - São Paulo - SP
7º, 8º e 9º andares - Exposição Permanente
Horário de atendimento
MHIJB - 7º andar - exposição permanenteExposição:
De terça-feira a domingo, das 13h30 às 17h30
Contribuição adulto: R$ 6,00
Estudantes com carteirinha: R$ 3,00
Crianças de 5 a 11 anos: R$ 3,00
Menores de 5 anos e idosos acima de 65 anos: entrada gratuita
Informações: (11) 3209-5465 ou 3208-1755 (ramal 117)
Não possui estacionamento mas há um particular em frente ao museu.
O Museu foi instalado em um edifício no centro do bairro da Liberdade, em São Paulo. Fica meio escondido e nunca havia reparado nele antes. Graças a um trabalho de escola, conheci este interessante museu.
Ele abre tarde e fecha cedo. Possui elevadores (só não me recordo se há escadas na frente do edifício, faz algum tempo que o visitei).
Apesar de não possuir descendência japonesa, gostei muito da visita. Adoro mostrar um pouco de história para as crianças. Há várias fotos, imagens, quimonos, espadas, mostras interativas e muita, muita informação.
Como não há restaurante no local e como ele abre tarde, antes de o visitar, almoce em algum restaurante japonês da região da Liberdade. Há restaurantes fantásticos, alguns com aquele espaço reservado, com tatame (não sei como se chama) super romântico ou ideal para você conter suas ferinhas e poder apreciar uma refeição tranquila.
Da última vez que fui ao bairro da Liberdade, antes de visitar o museu, almocei no restaurante Sushi Isao (Rua da Glória, 11, 1o e 2o andar, horário de atendimento: de segunda à sábado: das 11:30h às 14:30h e das 18:00h às 22:00h e, domingos, das 11:30h às 15:00h e das 18:00 às 21:30h). Foi bem caro mas o meu marido e o meu filho mais velho, que amam comida japonesa, adoraram.
Depois do Museu, fomos passear pelas lojinhas do bairro da Liberdade e passamos para fazer um lanchinho na deliciosa Bakery Itiriki, que fica na Rua dos Estudantes, 24 (horário de funcionamento: de segunda à segunda, das 8:00h às 19:00h e, feriados, das 8:00h às 18:00h) 
Museu da Imigração:





Restaurante Sushi Isao:

Bakery Itiriki




quarta-feira, 3 de julho de 2013

FÉRIAS - PASSEIOS (Julho de 2013)

Locais que não estarão funcionando
Resolvi escrever este post porque hoje, primeiro dia de férias, entrei no site da veja SP e dei de cara com várias dicas de passeios com os filhos de locais que estão fechados!!!
Assim, aqui vi uma lista dos locais que estarão fechados:

- Estação ciência - infelizmente, estará fechado para reformas nestas férias de julho/13
- Playcenter - o parque foi totalmente desativado
- Parque da Mônica - no Shopping Eldorado, foi fechado já faz alguns anos
- Memorial do Imigrante - fechado, faz um bom tempo, para reformas
- Museu de Zoologia da USP - fechado para reformas até 2014.

Melhores programas para as férias:
- Catavento Cultural 
O Catavento se localiza no centro de São Paulo, no antigo Palácio das Indústrias, próximo ao Mercado Municipal. 
Possui estacionamento no local (R$10,00 pelo período de 4 horas e, após este período, R$2,00 por hora).
Há lanchonete no local (fica próxima à seção da vida - insetos) onde são servidos sucos, salgados e lanches. Fica bem lotado, é caro e a qualidade não é das melhores. Prefiro levar frutas ou fazer picnic na área externa quando levo as crianças. Uma boa dica, também, seria ir até o Mercado Municipal e fazer um bom lanche por lá.
Valor do ingresso: o valor normal é de R$6,00 mas, aos sábados, o ingresso é gratuito para todos os visitantes.
Há toda uma programação especial para as férias, consulte o site (http://www.cataventocultural.org.br/)
DICA:  nos finais de semana, na bilheteria onde são adquiridas as entradas, não se esqueça de pedir as senhas para as sessões no laboratório de química (muito legal), nanotecnologia e parede de escalada (monte dos sábios)
Possui 4 seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Em todas as seções há vários monitores super atenciosos que respondem todas as perguntas. Faça muitas perguntas e saia de lá conhecendo um pouquinho mais de tudo o que nos cerca.
Universo: minha seção favorita com muita, mas muita informação sobre astronomia, com réplica do sol, explicações sobre o cruzeiro do sul e até as estrelas da bandeira do Brasil. Adoro o painel que compara o tamanho dos astros, se iniciando com a terra e o sol, indo até estrelas gigantescas.
Vida: aqui há vários insetos, explicações sobre o corpo humanos, origem das vacinas e remédios, etc.
Sociedade: é a seção mais fraquinha do catavento mas é onde se localiza o laboratório de química e nanotecnologia
Engenho: acho que é a parte favorita para as crianças pois elas podem mexer em tudo e aprendem conceitos de física, óptica, mecânica, etc. Se puder, entre no estúdio de televisão, onde um simpático instrutor mostra como são realizados alguns efeitos visuais com tela azul.
Acho que é o passeio que os meus filhos mais gostam e gasto muito pouco.




Curiosidade: Há vários projetos catavento espalhados pelo mundo (http://www.cataventocultural.org.br/links). Eu já fui nos cataventos:
a) de Buenos Aires (http://www.mpc.org.ar/index.html) que, na minha opinião, foi o mais fraquinho de todos
b) de São Francisco - EUA, chamado Exploratorium, é fantástico, passei o dia todo lá (http://www.exploratorium.edu/), vale a visita até mesmo pelo local onde fica;
c) no Museu de História Natural de New York - nem preciso dizer como é incrível este museu. Afinal, foi feito um filme sobre ele ("Uma noite no museu") - http://www.amnh.org/
d) na Cité des Sciences & de L´industrie, em Paris - França - reserve, pelo menos, um dia inteiro para a visita e vá ao submarino que fica ao lado do museu (http://www.cite-sciences.fr/fr/cite-des-sciences/)
e) no Natural History Museum de Londres - Inglaterra: trata-se de um prédio lindo, fundado em 1881, repleto de esqueletos de dinossauros e há, ainda, o Darwin Centre. Imperdível (http://www.nhm.ac.uk/index.html)
Já deu para perceber que adoramos museus de história natural e de experimentação. Então, caso você resolva viajar para o exterior, leve o seu filho para conhecer um museu diferente e feito exclusivamente para ele.

- Aquário de São Paulo 
O aquário fica na Rua Huet Bacelar, 407, no Ipiranga (rua bem próxima ao Museu do Ipiranga). Possui estacionamento com manobrista por R$20,00 mas, se você chegar cedo, é possível estacionar na rua.
Conforme informação do site, fica a 590m da estação Santos - Imigrantes do metrô (linha verde)
Valor do ingresso: gratuito para deficientes, R$20,00 para professores com identificação funcional e pessoas com idade superior a 60 anos; R$25,00 para todos os visitantes às 2a. feiras; R$30,00 para crianças de 3 a 12 anos de idade e R$40,00 para os demais visitantes. Pelo site é possível comprar, até o dia 15/07/13, ingressos pelo preço único de R$25,00 com validade até o dia 30/07/13 agendando o dia.
Compras com cartão de crédito somente pelo site. No aquário, o pagamento deverá ser feito somente com dinheiro ou cartão de débito.
Horário de funcionamento: de segunda à domingo, das 9:00 às 18:00.
Há uma lanchonete no local mas não a recomendo.
Informações técnicas dadas, tenho que dizer que adoro este aquário, principalmente o setor reformado, com a temática de piratas.
A sala dos tubarões que imita um submarino, com vidros transparentes por todos os lados, por onde circulam raias e tubarões é demais.
Vale muito a pena ver o setor dos morcegos, com cenário super bacana como se tivesse ocorrido um acidente de avião no local. Há peixes de diversos tipos, formatos e tamanhos, pinguins, jacarés (inclusive albinos), réplicas de dinossauros, leão marinho, etc.
Enfim, é um lugar onde as crianças se divertem e aprendem muito.
No aquário, poucos sabem, há um passeio noturno onde as crianças ganham uma lanterna especial para observar os animais no seu ambiente noturno.
Gostei tanto do passeio noturno que realizei o aniversário do meu filho lá. Convidei alguns amiguinhos e, com o tema Indiana Jones, distribui chapéus, bússolas, lupas, lanternas, chicotes, etc e todos fizemos uma aventura noturna ao aquário. As crianças amaram. Ao final, serviram massas para todos com refrigerante e me deixaram levar o bolo do aniversariante. Foi muito legal.
Há, ainda, o acantonamento, que dava para dormir dentro do aquário. Não fiz este passeio ainda.
Infelizmente, parece que a procura não tem sido tão grande e, atualmente, não há nem o valor nem as datas das próximas visitas noturnas e do acantonamento. Caso haja interesse, envie um email para aquario@aquariosaopaulo.com.br